Câmara de Aparecida aprova fixação de subsídios dos vereadores para a próxima legislatura
Subsídio não tinha aumento desde 2013

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 19/11/2024. A Câmara de Aparecida aprovou, nesta terça-feira, 19, o Projeto de Lei Nº 063/2024, de autoria da Mesa Diretora, que fixa os subsídios dos parlamentares para a 16ª Legislatura, correspondente ao período de 2025 a 2028. A nova remuneração foi ajustada para R$ 24.754,00 mensais e começará a valer no início da próxima Legislatura, em janeiro de 2025.
A medida foi apresentada considerando que os subsídios dos vereadores não eram reajustados desde 2013, completando mais de uma década sem atualização, e, também, por não ter a possibilidade de realizar novos reajustes até o final da legislatura, em 2028.
Mesmo com o aumento, vale esclarecer que isso não gerará impacto no orçamento público, já que o duodécimo (valor repassado pela Prefeitura à Câmara para custear suas despesas) permanece inalterado. Assim, os custos do Poder Legislativo seguirão dentro do limite estabelecido pela legislação vigente.
Outro ponto destacado é que os vereadores de Aparecida de Goiânia possuem estrutura administrativa e de benefícios inferiores à média nacional. Diferentemente da maioria dos Legislativos do País, os parlamentares não recebem auxílios de qualquer natureza, não têm verba de gabinete e podem contar com apenas seis assessores, número abaixo do que é praticado em Câmaras de cidades com porte semelhante.
Na justificativa ao projeto, a Mesa Diretora enfatizou que o reajuste está em conformidade com a Constituição Federal e reflete a necessidade de atualizar os valores para acompanhar o crescimento populacional do município, que conta com mais de 500 mil habitantes.
“Sabemos que a política no Brasil é frequentemente marcada por críticas, mas é fundamental que os políticos se posicionem, inclusive sobre os temas mais polêmicos. Além disso, é imprescindível que eles justifiquem o salário que recebem, trabalhando em prol da população”, pontuou o Presidente André Fortaleza.
Agora o texto será enviado para o Poder Executivo, e, se for sancionado, entrará em vigor em 1º de janeiro de 2025. Caso seja vetado, o Projeto retorna ao Poder Legislativo para nova apreciação.
Link do Projeto:
https://www.camaradeaparecida.go.gov.br/legislacoes/projeto-de-lei-municipal-n-063-2024/
Departamento de Comunicação (3283-2525)
Diretora de Comunicação – Thaís Vaz
Assessor de Comunicação – Paulo Cavalcanti
Operador de vídeo – Luciano Oliveira Lima
Fotógrafo – Marcelo Silva




Compartilhar
Relacionadas

29 ago 2025
Câmara homenageia mais de 200 advogados em sessão solene

28 ago 2025
Audiência Pública debate políticas públicas para mulheres

28 ago 2025
Câmara de Aparecida concede título de cidadão aparecidense a cinco lideranças políticas e institucionais

28 ago 2025