Parlamento do Futuro encerra segunda edição com reconhecimento aos destaques da simulação legislativa

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 26/06/2026. A Câmara de Aparecida de Goiânia realizou, na manhã desta sexta-feira, 26, a Sessão Solene de encerramento da 2ª edição do Programa Parlamento do Futuro. A cerimônia reuniu participantes e convidados para concluir a semana de atividades do projeto, criado para proporcionar aos jovens uma vivência prática do funcionamento do Poder Legislativo municipal. Ao final, foram entregues certificados de reconhecimento aos destaques da edição.
A Mesa Diretiva da solenidade foi composta pelo vereador Lipe Gomes, autor da iniciativa, pelo professor Wesley Santos, pelo 1º vice-presidente da Mesa Diretora simulada, Matheus Moreira, pelo 2º vice-presidente, Kauã Daniel e pela 1ª secretária, Glenda Rafaella.
Ao abrir os pronunciamentos, o professor Wesley Santos agradeceu ao vereador Lipe Gomes pela criação do programa e afirmou ter acompanhado de perto os resultados alcançados pela primeira edição. Segundo ele, a experiência contribuiu para o amadurecimento dos estudantes que participaram da simulação no ano passado. Wesley também ressaltou a importância de aproximar os cidadãos da Câmara Municipal, permitindo que compreendam o processo legislativo e ampliem sua participação na vida pública.
Em seguida, Lipe Gomes manifestou satisfação com os resultados obtidos na segunda edição do Parlamento do Futuro. O parlamentar destacou a dedicação dos participantes ao longo da semana, elogiou o empenho dos jovens em assumir o desafio proposto pelo programa e afirmou que a experiência fortaleceu sua confiança no potencial da nova geração. Também colocou seu gabinete à disposição daqueles que desejarem seguir atuando na vida política.
Durante a solenidade, foram entregues certificados de reconhecimento aos participantes que se destacaram na legislatura simulada. O vereador simulando Allan Gabriel recebeu a premiação de melhor projeto de lei da edição, enquanto Glenda Rafaella foi reconhecida como a melhor vereadora simulanda.
Instituído pela Resolução Nº 007/2025, de autoria do vereador Lipe Gomes, o Parlamento do Futuro busca estimular a formação cidadã e ampliar o conhecimento dos jovens sobre o funcionamento do Poder Legislativo. Nesta edição, o programa reuniu 25 participantes, com idades entre 16 e 24 anos, que, durante toda a semana, vivenciaram as principais etapas da atividade parlamentar.
A programação incluiu visita às dependências da Câmara, palestras sobre o processo legislativo, posse dos vereadores simulandos, eleição da Mesa Diretora, sessões ordinárias, reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), audiências públicas, apresentação de demandas ao Poder Executivo e elaboração de projetos de lei. Como parte da proposta pedagógica, cada participante apresentou uma proposição legislativa, acompanhando todas as fases de tramitação até a votação em plenário.
Departamento de Comunicação (3283-2525)
Diretora de Comunicação – Thais Vaz
Assessor de Comunicação – Paulo Cavalcanti
Fotógrafo – Marcelo Silva
Operador de Vídeo – Luciano Lima
Operador de Som – Gerardo Ximango
Compartilhar
Relacionadas
26 jun 2026
Câmara define expediente durante jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo
24 jun 2026
COMUNICADO – SESSÃO EXTRAORDINÁRIA CONVOCADA
22 jun 2026
Parlamento do Futuro inicia segunda edição com posse dos vereadores simulandos
22 jun 2026




