Audiência Pública debate políticas públicas para mulheres
Proposta pelo vereador Tales de Castro, audiência reuniu autoridades, sociedade civil e movimentos feministas para discutir enfrentamento à violência e fortalecimento da rede de proteção

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 28/08/2025.Por iniciativa do vereador Tales de Castro, a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia realizou, na manhã desta quinta-feira, 28, uma audiência pública em alusão ao “Agosto Lilás”, mês nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher. O encontro teve como tema “Construção de Políticas Públicas para Mulheres” e reuniu autoridades, lideranças comunitárias, representantes da sociedade civil e movimentos feministas.
A Mesa Diretiva foi composta pelo vereador Tales de Castro, a advogada e palestrante Valentina Jungmann, a delegada adjunta da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Dra. Amanda Alvarenga, representando a titular Bruna Coelho Soares, a secretária nacional da Juventude do PT, Nádia Garcia, a promotora do Ministério Público de Aparecida, Dra. Tamara Andreia, a procuradora de Justiça do Ministério Público de Goiás, Dra. Villis Marra Gomes e a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Carol Araújo.
Na abertura, o vereador Tales de Castro agradeceu o apoio de instituições e entidades, em especial da Federação de Mulheres de Goiás, e ressaltou que a iniciativa integra as bandeiras de seu mandato. Segundo ele, o debate é fundamental diante da realidade brasileira de violência contra mulheres e da necessidade de ampliar a representação feminina nos espaços de decisão.
Ao longo do evento, as participantes destacaram a importância da união de esforços para fortalecer a rede de proteção e ampliar políticas de gênero. A secretária Nádia Garcia abordou o protagonismo das jovens mulheres na política e no enfrentamento à violência. A delegada Amanda Alvarenga ressaltou os desafios de acesso das vítimas à rede de apoio e defendeu políticas específicas voltadas a mulheres negras e jovens. Já a secretária Carol Araújo destacou o atendimento nos CRAS e CREAS e a necessidade de fortalecer a articulação intersetorial.
A vereadora Camila Rosa ressaltou o trabalho da Procuradoria da Mulher da Câmara e as parcerias com o Governo Estadual e a Secretaria de Educação para promover conscientização nas escolas. A procuradora de Justiça Villis Marra enfatizou que o país enfrenta uma “epidemia de violência contra a mulher” e defendeu maior engajamento masculino no enfrentamento ao problema. Já a advogada Valentina Jungmann chamou atenção para a violência política de gênero e relembrou sua experiência como primeira mulher candidata à presidência da OAB-GO, além de destacar que a Lei Maria da Penha abrange diferentes formas de violência, como física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
Entre os pontos debatidos, estiveram a necessidade de criação de casas de apoio, o fortalecimento da rede de acolhimento, a fiscalização das unidades existentes, a luta contra a desigualdade salarial e a ampliação da participação feminina na política. Lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil também destacaram a importância da educação como ferramenta de prevenção e a atenção a pautas específicas, como a violência contra mulheres indígenas.
Em suas considerações finais, o vereador Tales de Castro agradeceu a participação de todos e, em nome do Legislativo Aparecidense, se comprometeu a apoiar e propor políticas públicas que assegurem proteção, dignidade e igualdade para todas as mulheres.
Departamento de Comunicação (3283-2525)
Diretora de Comunicação – Thais Vaz
Assessor de Comunicação – Paulo Cavalcanti
Fotógrafo – Marcelo Silva






Compartilhar
Relacionadas

28 ago 2025
Câmara de Aparecida concede título de cidadão aparecidense a cinco lideranças políticas e institucionais

28 ago 2025
Câmara realiza sessão solene em homenagem ao dia do advogado

13 ago 2025
Vereadores convocam BRK Ambiental para prestar contas sobre rede de esgoto em Aparecida de Goiânia

13 ago 2025