Parlamento do Futuro inicia segunda edição com posse dos vereadores simulandos

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 22/06/2026. Na noite desta segunda-feira, 22, foi realizada a Sessão Solene de Posse dos vereadores simulandos, ato que marcou oficialmente o início das atividades parlamentares da 2ª edição do Programa Parlamento do Futuro.
Instituído pela Resolução nº 007/2025, de autoria do vereador Lipe Gomes, o Parlamento do Futuro tem como objetivo incentivar a participação cívica, estimular o debate democrático e proporcionar aos participantes uma experiência prática sobre o funcionamento do processo legislativo municipal.
A mesa diretora da sessão solene foi composta pelo vereador e propositor do programa, Lipe Gomes, pelos vereadores Neto Gomes e Felipe Cortez, pelo vereador por Goiânia, Henrique Alves, pelo ex-secretário municipal de Articulação Política de Aparecida de Goiânia, Vanilson Bueno e por Matheus Quintiliano, presidente da Liga de Estudos Políticos da PUC Goiás.
Abrindo os pronunciamentos, Matheus Quintiliano destacou a satisfação de estar diante de jovens que decidiram dedicar parte do seu tempo ao estudo da política. Em sua fala, observou que a política está presente em diversas situações do cotidiano, embora muitas pessoas ainda a percebam como algo distante de suas realidades. Segundo ele, compreender a política é fundamental para compreender a própria sociedade.
Na sequência, o vereador por Goiânia, Henrique Alves, comentou que iniciativa semelhante também é realizada na Câmara da capital. Ao cumprimentar o vereador Lipe Gomes pela implantação do programa em Aparecida de Goiânia, ressaltou a importância de aproximar os jovens do ambiente legislativo, contribuindo para a formação da consciência política e para a compreensão do papel desempenhado pelos vereadores.
Já Vanilson Bueno destacou a relevância de apresentar aos jovens o funcionamento da atividade política na prática, por meio do debate de temas de interesse coletivo. Ele observou que a política enfrenta um cenário de descrédito junto a parte da população e avaliou que iniciativas como o Parlamento do Futuro permitem aos participantes conhecer de perto a rotina e as responsabilidades da vida pública.
Em seguida, o vereador Neto Gomes fez questão de citar nominalmente todos os jovens que tomaram posse como vereadores simulandos. Durante sua fala, compartilhou experiências da juventude, quando acompanhava o mandato de seu pai, e incentivou os participantes a aproveitarem ao máximo a oportunidade oferecida pelo programa.
Felipe Cortez também destacou a satisfação de participar de mais uma edição do Parlamento do Futuro. O vereador observou que Lipe Gomes é o parlamentar mais jovem da atual legislatura e comentou a expressiva participação feminina entre os vereadores simulandos, contrastando com a composição atual da Câmara Municipal, que conta com uma vereadora eleita.
Último a discursar, o vereador Lipe Gomes mencionou a intensa programação cumprida pelos participantes ao longo do dia e afirmou que a dedicação faz parte da rotina da atividade política. Segundo ele, o programa foi concebido para contribuir com a formação dos jovens em diferentes áreas, incluindo comunicação e aspectos jurídicos relacionados à atividade legislativa. Também destacou a oportunidade oferecida aos participantes para ampliar seus conhecimentos sobre política e gestão pública.
Durante a semana, os 25 participantes atuarão como vereadores simulandos, acompanhando todas as etapas do processo legislativo. A programação inclui eleição da Mesa Diretora, sessões ordinárias, reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), audiência pública e apresentação de demandas ao Poder Executivo. Cada participante deverá apresentar um projeto de lei de sua autoria, que será debatido e votado ao longo das atividades. O programa será encerrado na sexta-feira, 26, com uma Sessão Solene de homenagens e reconhecimento dos destaques desta segunda edição do Parlamento do Futuro.
Ao final da solenidade, foi oficializada a composição da 2ª edição do Parlamento do Futuro:
- Allan Gabriel Silva de Godoi PT
- Amanda Santos Moreira (MDB)
- Ana Vitória Serafim de Lima (PT)
- Arthur Felipe Barbosa Lemos (PSDB)
- Emanuelle de Melo Cantuário (PSD)
- Francisco Ezequias Rodrigues Lemos (PSDB)
- Geovana de Castro Nunes Borges (MDB)
- Glenda Rafaella Gonçalves Ribeiro Fonseca (PSD)
- Humberto Henrique Ferraço Antunes (PSDB)
- Isabela Alves da Silva de Araújo Almeida (PSD)
- Izabella Vitória Rodrigues de Souza (PT)
- FREDERICO DOS SANTOS MACEDO OLIVEIRA
- João Carlos Peres Gonçalves (MDB)
- Joaquim do Nascimento Vasconcelos Silva (PT)
- Joice Coelho dos Santos de Paula (PL)
- Julianna Myckaely Gomes Silva (MDB)
- Kauã Daniel Câmara Mendonça (PSD)
- Leonardo Nogueira dos Santos (PL)
- Maria Cecília Mota Moura (PSD)
- Matheus Moreira Silva (PL)
- Paola Ferreira da Cunha (PSDB)
- Rafael Antunes Reed (PSDB)
- Raquel Santos Ribeiro (PL)
- Vitória Ingrid Resplande da Costa (MDB)
- Yohanna Miranda Batista de Souza (PT)
Departamento de Comunicação (3283-2525)
Diretora de Comunicação – Thais Vaz
Assessor de Comunicação – Paulo Cavalcanti
Fotógrafo – Marcelo Silva
Compartilhar
Relacionadas
22 jun 2026
Parlamento do Futuro inicia atividades com imersão de jovens na rotina legislativa de Aparecida
19 jun 2026
Vereadores destacam atuação de Gilsão Meu Povo durante última sessão do semestre
18 jun 2026
Câmara aprova projeto que estabelece cercamento e cobertura em caixas de areia de espaços públicos
18 jun 2026











