Parlamento do Futuro inicia atividades com imersão de jovens na rotina legislativa de Aparecida


Programa reúne 25 participantes em uma semana de simulação parlamentar com sessões, reuniões de comissão, audiências públicas e elaboração de proposições legislativas

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 22/06/2026. Terá início nesta segunda-feira, 22, a programação da 2ª edição do Programa Parlamento do Futuro, iniciativa da Câmara de Aparecida de Goiânia voltada à formação política, cidadã e legislativa de jovens do município. Durante toda a semana os participantes irão vivenciar, de forma prática, as atividades desenvolvidas pelos vereadores no exercício do mandato parlamentar.

As atividades começarão com a recepção dos participantes e um tour pelas dependências da Câmara Municipal, acompanhado por vereadores da Casa. Durante a visita, os jovens conhecerão os diferentes setores administrativos e o funcionamento interno do Legislativo. O percurso será encerrado no plenário, onde receberão orientações introdutórias sobre o Regimento Interno e as normas que orientam os trabalhos parlamentares.

No período da tarde, a programação prevê palestras temáticas voltadas à compreensão do papel do Poder Legislativo, seguidas, à noite, pela Sessão Solene de Posse dos vereadores simulandos, ato que marca oficialmente o início das atividades parlamentares do programa.

Instituído pela Resolução nº 007/2025, de autoria do vereador Lipe Gomes, o Parlamento do Futuro tem como objetivo incentivar a participação cívica, promover o debate democrático e proporcionar aos participantes uma experiência prática sobre o funcionamento do processo legislativo municipal.

Ao longo da semana, os jovens atuarão como vereadores simulandos e participarão de atividades que reproduzem as etapas da tramitação legislativa. A programação inclui eleição da Mesa Diretora, realização de sessões ordinárias, reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), audiências públicas e apresentação de demandas aos representantes do Poder Executivo Municipal.

Na terça-feira, os participantes elegerão a Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos da legislatura simulada. Na mesma data, ocorrerá a primeira sessão ordinária, destinada à leitura e ao debate dos projetos de lei apresentados pelos vereadores simulandos. Ainda durante a tarde, os projetos serão analisados pela Comissão de Constituição e Justiça.

A quarta-feira será dedicada à apreciação de requerimentos, com debates e votação das proposições apresentadas. Após a sessão, os participantes se reunirão com secretários municipais para apresentar as demandas aprovadas durante os trabalhos legislativos.

Já na quinta-feira, a programação prevê a realização de uma audiência pública, cuja pauta será definida pelos próprios participantes, seguida pela sessão destinada à discussão e votação dos projetos de lei elaborados ao longo da semana.

Um dos requisitos do programa é que cada vereador simulando apresente um projeto de lei de sua autoria durante as atividades legislativas, permitindo que os participantes acompanhem todas as etapas de elaboração, discussão e deliberação de uma proposição.

Nesta edição, o programa reúne 25 jovens selecionados entre candidatos com idade entre 16 e 24 anos, regularmente matriculados no ensino médio ou superior ou residentes em Aparecida de Goiânia, conforme critérios estabelecidos no Edital nº 001/2026.

A programação será encerrada na próxima sexta-feira, 26, com uma Sessão Solene de encerramento, quando serão realizadas homenagens e o reconhecimento dos destaques da segunda edição do Parlamento do Futuro.

Departamento de Comunicação (3283-2525)

Diretora de Comunicação – Thais Vaz

Assessor de Comunicação – Paulo Cavalcanti

Fotógrafo – Marcelo Silva