Parlamento do Futuro inicia segunda edição com posse dos vereadores simulandos


Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 22/06/2026. Na noite desta segunda-feira, 22, foi realizada a Sessão Solene de Posse dos vereadores simulandos, ato que marcou oficialmente o início das atividades parlamentares da 2ª edição do Programa Parlamento do Futuro.

Instituído pela Resolução nº 007/2025, de autoria do vereador Lipe Gomes, o Parlamento do Futuro tem como objetivo incentivar a participação cívica, estimular o debate democrático e proporcionar aos participantes uma experiência prática sobre o funcionamento do processo legislativo municipal.

A mesa diretora da sessão solene foi composta pelo vereador e propositor do programa, Lipe Gomes, pelos vereadores Neto Gomes e Felipe Cortez, pelo vereador por Goiânia, Henrique Alves, pelo ex-secretário municipal de Articulação Política de Aparecida de Goiânia, Vanilson Bueno e por Matheus Quintiliano, presidente da Liga de Estudos Políticos da PUC Goiás.

Abrindo os pronunciamentos, Matheus Quintiliano destacou a satisfação de estar diante de jovens que decidiram dedicar parte do seu tempo ao estudo da política. Em sua fala, observou que a política está presente em diversas situações do cotidiano, embora muitas pessoas ainda a percebam como algo distante de suas realidades. Segundo ele, compreender a política é fundamental para compreender a própria sociedade.

Na sequência, o vereador por Goiânia, Henrique Alves, comentou que iniciativa semelhante também é realizada na Câmara da capital. Ao cumprimentar o vereador Lipe Gomes pela implantação do programa em Aparecida de Goiânia, ressaltou a importância de aproximar os jovens do ambiente legislativo, contribuindo para a formação da consciência política e para a compreensão do papel desempenhado pelos vereadores.

Já Vanilson Bueno destacou a relevância de apresentar aos jovens o funcionamento da atividade política na prática, por meio do debate de temas de interesse coletivo. Ele observou que a política enfrenta um cenário de descrédito junto a parte da população e avaliou que iniciativas como o Parlamento do Futuro permitem aos participantes conhecer de perto a rotina e as responsabilidades da vida pública.

Em seguida, o vereador Neto Gomes fez questão de citar nominalmente todos os jovens que tomaram posse como vereadores simulandos. Durante sua fala, compartilhou experiências da juventude, quando acompanhava o mandato de seu pai, e incentivou os participantes a aproveitarem ao máximo a oportunidade oferecida pelo programa.

Felipe Cortez também destacou a satisfação de participar de mais uma edição do Parlamento do Futuro. O vereador observou que Lipe Gomes é o parlamentar mais jovem da atual legislatura e comentou a expressiva participação feminina entre os vereadores simulandos, contrastando com a composição atual da Câmara Municipal, que conta com uma vereadora eleita.

Último a discursar, o vereador Lipe Gomes mencionou a intensa programação cumprida pelos participantes ao longo do dia e afirmou que a dedicação faz parte da rotina da atividade política. Segundo ele, o programa foi concebido para contribuir com a formação dos jovens em diferentes áreas, incluindo comunicação e aspectos jurídicos relacionados à atividade legislativa. Também destacou a oportunidade oferecida aos participantes para ampliar seus conhecimentos sobre política e gestão pública.

Durante a semana, os 25 participantes atuarão como vereadores simulandos, acompanhando todas as etapas do processo legislativo. A programação inclui eleição da Mesa Diretora, sessões ordinárias, reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), audiência pública e apresentação de demandas ao Poder Executivo. Cada participante deverá apresentar um projeto de lei de sua autoria, que será debatido e votado ao longo das atividades. O programa será encerrado na sexta-feira, 26, com uma Sessão Solene de homenagens e reconhecimento dos destaques desta segunda edição do Parlamento do Futuro.

Ao final da solenidade, foi oficializada a composição da 2ª edição do Parlamento do Futuro:

  • Allan Gabriel Silva de Godoi PT
  • Amanda Santos Moreira (MDB)
  • Ana Vitória Serafim de Lima (PT)
  • Arthur Felipe Barbosa Lemos (PSDB)
  • Emanuelle de Melo Cantuário (PSD)
  • Francisco Ezequias Rodrigues Lemos (PSDB)
  • Geovana de Castro Nunes Borges (MDB)
  • Glenda Rafaella Gonçalves Ribeiro Fonseca (PSD)
  • Humberto Henrique Ferraço Antunes (PSDB)
  • Isabela Alves da Silva de Araújo Almeida (PSD)
  • Izabella Vitória Rodrigues de Souza (PT)
  • FREDERICO DOS SANTOS MACEDO OLIVEIRA
  • João Carlos Peres Gonçalves (MDB)
  • Joaquim do Nascimento Vasconcelos Silva (PT)
  • Joice Coelho dos Santos de Paula (PL)
  • Julianna Myckaely Gomes Silva (MDB)
  • Kauã Daniel Câmara Mendonça (PSD)
  • Leonardo Nogueira dos Santos (PL)
  • Maria Cecília Mota Moura (PSD)
  • Matheus Moreira Silva (PL)
  • Paola Ferreira da Cunha (PSDB)
  • Rafael Antunes Reed (PSDB)
  • Raquel Santos Ribeiro (PL)
  • Vitória Ingrid Resplande da Costa (MDB)
  • Yohanna Miranda Batista de Souza (PT)

Departamento de Comunicação (3283-2525)

Diretora de Comunicação – Thais Vaz

Assessor de Comunicação – Paulo Cavalcanti

Fotógrafo – Marcelo Silva